CONTRIBUAEnvie sugestões de temas, propostas e comentários.

Programação

16/11, às 18h – PALESTRA Colonialidade e Racismo no pensamento urbanístico

A palestra tem como objetivo pensar a natureza da colonialidade do saber e do poder do ponto de vista teórico, conceitual e histórico, a partir das especificidades das políticas urbanas e territoriais e da construção dos modelos universais que estruturam a produção do conhecimento e das práticas urbanísticas. A ideia é pensar condições de descolonização do pensamento social, mas também da imaginação de cidades e territórios a partir de uma abertura radical para intercambio e troca de saberes.

Raquel Rolnik – Urbanista e arquiteta, é professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo (1989-92), secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-07) e consultora de cidades brasileiras e latino-americanas. De 2008 a 2014, foi relatora especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Atuou como colunista de urbanismo da Rádio CBN-SP, Band News FM e Rádio Nacional, e do jornal Folha de S.Paulo, mantendo hoje coluna na Rádio USP, UOL e em sua página raquelrolnik. É autora, entre outros, de A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo (Studio Nobel, 1997), Guerra dos lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças (Boitempo, 2016) e Territórios em Conflito – São Paulo: espaço, história e política.

Mediação: Maria de Lourdes Zuquim – Coordenadora do NAPPLAC, Núcleo de Apoio à Pesquisa: Produção e Linguagem do Ambiente Construído, e Professora na FAUUSP

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *