CONTRIBUAEnvie sugestões de temas, propostas e comentários.

Programação

25/11, às 9h – PALESTRA Filosofia intercultural diante dos desafios do mundo atual

Palestra promovida no âmbito do Curso de extensão “DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, MIGRAÇÃO E MOBILIDADE”, promovido pelo Grupo Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) em parceria com o Ciclo de palestras e debates Universidade em transformação: desafios e potencialidades.
O curso busca promover reflexões críticas, interdisciplinares e interculturais sobre a migração, o refúgio, o exílio e a apatridia. Temas como a cidade e a exclusão, racismo em tempos de pandemia, filosofia intercultural, estratégias de sobrevivência e dimensão do trabalho, o bairro do Bom Retiro e Luz, configurações identitárias, dimensão cultural e decolonialidade, questões linguísticas e literárias, estudos universitários, saúde e saúde mental serão tratados com especialistas nacionais e internacionais.
As palestras-debates de 2020 do curso comporão também, em parceria com os NAPs da USP, o Ciclo de palestras e debates Universidade em transformação: desafios e potencialidades.
Por iniciativa dos NAPs (Núcleos de Apoio à Pesquisa) da USP NAP Brasil África da USP, Núcleo de Estudos das Diversidades NAP Diversitas, Intolerâncias e Conflitos, Centro de Estudos Ameríndios (CEstA), NAPPLAC – Núcleo de Apoio à Pesquisa Produção e Linguagem do Ambiente Construído, entre 15/10 e 18/12/ 2020, ocorre o Ciclo de palestras e debates Universidade em transformação: desafios e potencialidades.

Quarta-feira, dia 25 de novembro, às 9h (Brasil) e 14h (Alemanha), o grupo Diálogos Interculturais promove como parte do curso e em parceria com os NAPS a palestra:
“FILOSOFIA INTERCULTURAL DIANTE DOS DESAFIOS DO MUNDO ATUAL”

Raúl Fornet-Betancourt – eminente filósofo intercultural, professor do Instituto de Filosofia da Universidade de Bremen, Alemanha. Universität Bremen – Institut für Philosophie.
Nasceu em Cuba e vive na Alemanha desde 1972. É um dos expoentes da filosofia contemporânea. Fundador da Concordia – Revista Internacional de Filosofia, da Associação Sul Americana de Filosofia e Teologia Interculturais (ASAFTI) e da Escola Internacional de Filosofia Intercultural (EIFI). Em diálogo com diversas tradições de pensamento, desenvolve importantes elaborações acerca da filosofia intercultural. Programa de transformação da filosofia na superação crítica do dogmatismo da razão ocidental monocultural dialogando com outras racionalidades, de modo polifônico, como práxis de ação política e cultural.
É autor de vários artigos e livros entre os quais, em língua portuguesa:
Questões de método para uma filosofia intercultural a partir da Ibero-América. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1994;
Interculturalidade: crítica, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2004; Religião e Interculturalidade: Nova Harmonia, 2007;
Marxismo na América Latina, O: Unisinos, 1995.Costa Rica: DEI, 2000;
Filosofia e Espiritualidade em diálogo. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2018;
Mulher e filosofia: momentos de uma relação difícil. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2009;
Posições atuais da filosofia europeia. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2009; Problemas atuais da Filosofia na hispano-américa. Ed. UNISINOS: São Leopoldo, 1993;
A Ética do discurso – racionalidade e contextualidade. In: SIDEKUM, Antônio. Ética do discurso e filosofia da libertação: modelos complementares, São Leopoldo: Unisinos, 1994.

Debatedora:
Giselle Moura Schnorr é educadora popular, professora da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Docente do Curso de Licenciatura em Filosofia e Mestrado Profissional em Filosofia. Coordena o Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire de Filosofia, Educação e Cultura. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutoranda em Filosofia Intercultural em diálogo com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mediadora:
Sylvia Duarte Dantas Ph.D. Psicologia Social Boston University, Docente do Departamento de Medicina Preventiva EPM-UNIFESP, Coordenadora Especialização Saúde Mental, Imigração e Interculturalidade, Coordenadora Projeto de Acolhimento Psicossocial Intercultural e do grupo de Pesquisa contato entre culturas UNIFESP e vice-coordenadora do Grupo Diálogos Interculturais IEA-USP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *