CONTRIBUAEnvie sugestões de temas, propostas e comentários.

Programação

4/11, às 19h – Ensino digital no Brasil e uso de tecnologia na educação

Assista no Youtube: https://youtu.be/DQowCHtfGgQ

A partir da ocorrência da pandemia COVID-19, com a interrupção das aulas presenciais e a implementação de estratégias de ensino remoto, especialmente mediado por tecnologias digitais, cresceu a disseminação do debate em torno da efetivação qualitativa e equitativa do direito à educação diante das desigualdades de acesso e de uso de redes, dispositivos e linguagens midiáticas. Desafios que se tornaram mais evidentes com a intensificação da realização de atividades mediadas por estes recursos, mas que já eram reveladas há algumas décadas por especialistas dedicados ao estudo das políticas educacionais, especialmente públicas. Por outro lado, as alterações nas práticas de ensino e aprendizagem fizeram emergir também reflexões sobre o futuro da educação, sobre o papel das instituições escolares e universitárias, assim como sobre uma possível abertura do processo educacional para a hibridização de espaços, tempos e meios de aquisição de conhecimento.

Tais temas fazem parte do debate Ensino digital no Brasil e uso de tecnologia na educação, baseado principalmente nos indicadores coletados pela pesquisa TIC Educação, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), centro de pesquisa vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br (NIC.br). Há dez anos, a pesquisa TIC Educação investiga o acesso e o uso de tecnologias e o desenvolvimento de habilidades digitais na Educação Básica. Realizada de forma presencial e por telefone, por meio de questionários estruturados, a pesquisa entrevista anualmente alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas públicas e particulares, de áreas urbanas e rurais, com o intuito de contribuir para a elaboração de políticas educacionais digitais mais efetivas.

Daniela Costa é doutora em Educação e mestre em Comunicação e Semiótica, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora das áreas de educação, tecnologia e linguagem, coordena a pesquisa TIC Educação, estudo nacional sobre o acesso e o uso de tecnologias e o desenvolvimento de habilidades digitais por alunos e professores em escolas brasileiras, no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Mediação: Claudine Dutra Melo Cruz – Historiadora, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades e integrante do Grupo de Pesquisa “Temáticas, narrativas e representações árabes, africanas, asiáticas e sul- americanas e de comunidades diaspóricas” (FFLCH/USP/CNPq) e do NAP Brasil África/USP. Fundadora e Educadora da EtnicoEduc – consultoria educacional. Ativista de Direitos Humanos.

Assista no Youtube: https://youtu.be/DQowCHtfGgQ

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *