
A situação das violações de direitos humanos no Brasil e no mundo, em diferentes escalas e contextos, nos provoca a pensar nessas múltiplas realidades. Neste sentido, a atuação da sociedade civil organizada e da academia na produção do conhecimento é essencial para a transformação das diversas problemáticas existentes, muitas das quais, situações em que os direitos humanos são violados. Este debate tem o objetivo de refletir algumas das situações pautadas por um olhar interdisciplinar para a produção do conhecimento e como as universidades brasileiras podem potencializar estas temáticas, seja no âmbito da justiça global, situação de gênero, raça, imigração e refúgio e outras questões que devem ser analisadas para a promoção de uma educação em direitos humanos.
Camila Asano – Diretora de Programas da Conectas Direitos Humanos. Mestra em Ciência Política pela USP.
Claudia Luna – Presidenta da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP. Pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Especialista em violência de gênero pela Georgetown University.
Prosper Dinganga – Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Pedagógica Nacional em Kinshasa. Especialista em Geopolítica e Estratégica. Coordenador do projeto A Voz do Congo.
Mediação: Alex André Vargem –Doutorando em Ciências Sociais (Unicamp); Membro da Comissão Assessora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello