
Palestra promovida no âmbito do Curso de extensão “DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, MIGRAÇÃO E MOBILIDADE”, promovido pelo Grupo Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) em parceria com o Ciclo de palestras e debates Universidade em transformação: desafios e potencialidades.
O curso busca promover reflexões críticas, interdisciplinares e interculturais sobre a migração, o refúgio, o exílio e a apatridia. Temas como a cidade e a exclusão, racismo em tempos de pandemia, filosofia intercultural, estratégias de sobrevivência e dimensão do trabalho, o bairro do Bom Retiro e Luz, configurações identitárias, dimensão cultural e decolonialidade, questões linguísticas e literárias, estudos universitários, saúde e saúde mental serão tratados com especialistas nacionais e internacionais.
As palestras-debates de 2020 do curso integram também, em parceria com os NAPs da USP, o Ciclo de palestras e debates Universidade em transformação: desafios e potencialidades.
Resumo da palestra: Para pesquisadores que trabalham com cultura, seja no passado ou no presente, não há substituição para “o real” onde podemos sentir emoções, sentir o meio ambiente material, e usar o que está acontecendo em volta de nossos dados como parte de nossa análise. Porem, “o real” tem custos financeiros e de saúde, assim metodologias virtuais podem criar novas fronteiras de pesquisa. Essa conversa vai ter dois segmentos: o primeiro vai ser uma discussão de projetos virtuais e globais orientado por Jeffrey Lesser e o segundo vai ser uma caminhada analítica pelo bairro de Bom Retiro (em São Paulo), onde Lesser desenvolve uma pesquisa sobre saúde, imigração e meio ambiente estrutural, usando Google Streetwalk.
Jeffrey Lesser – Professor catedrático de Estudos Brasileiros e diretor do Halle Institute for Global Research na Universidade Emory Atlanta, GA, EUA. Lesser é membro do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.